Como entender o humor norte-americano? Algo que consegue ser a um só tempo sutil / inteligente e grosseiro / imbecil? Muitas piadas são exemplos da mais fina e perspicaz inteligência, verdadeiras obras primas do humor; enquanto isso, basta ver um show de "stand up comedy" - tão ao gosto dos americanos do norte - para constatar nelas um grau absurdo de grosserias e termos de baixo calão sem a menor graça - para mim, porque para os ianques parece ser o máximo!
É claro que em todos os lugares existe o humor mais refinado e o humor popular como, por exemplo, o pastelão. A grande diferença com os USA, ao contrário do que ocorre normalmente com os outros países - quando os públicos são diferentes - é que, ao que parece, lá o público é o mesmo, o pessoal que gosta do humor refinado também aprecia o pastelão.
Pior! Reafirmo! Alguns desses shows não conseguem nem ao menos ser minimamente engraçados. O público norte-americano parece achar muito hilário assistir a um humorista proferindo durante duas horas uma enorme quantidade de palavras e gestos de baixo calão. Enfim, cada povo com seus costumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário